• Bem-vindo!

    Comecei a blogar em dezembro de 2008 e no início de 2010 lancei a versão atual, resultado de congressos, aulas, workshops e inúmeros projetos realizados nos últimos anos sobre o que o mercado chama de "analytics".

    Aproveite!

  • Hits

    • 56,773 hits
  • categoria

  • posts mês a mês

Dia do marketeiro!

Os olhos incrédulos da professora mostravam sua surpresa! Fôra a terceira tentativa. Passou um case, pediu 2 horas para cada grupo de estudantes brasileiros se organizarem e prepararem uma apresentação contendo diagnóstico, estratégia de comunicação e viabilidade econômica. Pela terceira vez cada grupo apresentou um trabalho completo, com apresentação impecável, alguns até com linha de comunicação.

Reservadamente perguntei a outro professor o que ele achou. Ele respondeu que não entendia ainda muito bem como esses brasileiros chegavam atrasados, falantes, abriam os computadores, assistiam a aula intercalando com incursões no Facebook, Flickr, trocavam mensagens entre si e depois conseguiam apresentar o melhores trabalhos que  havia visto.

Insisti no assunto perguntando quão diferentes éramos dos outros grupos. Disse-me que os italianos se parecem um pouco, mas pecam no resultado final; os estudantes chineses são exemplares, os melhores, até que se peça algo um pouco diferente do padrão; os franceses são aplicados e organizados, mas falta um algo a mais. Os americanos são ótimos mas sabem vender melhor do que fazem. Mas vocês são diferentes. São especiais. Tem um brilho. E ainda por cima saem daqui a vão para o happy hour contentes!

Em outro dia, um jovem executivo parou uma palestra para  falar que estavam sentindo falta de “mais”. Mais o que perguntei?  Mais conteúdo, mais informação, mais trabalho, mais aplicação. Eu respondi dizendo que o que eles estavam recebendo já era o “mais”. Que o Brasil já estava “bombando” Que as coisas estão acontecendo agora por aqui, e ainda não percebemos. O “B” do BRIC (Brasil, Russia, Índia, China) é aqui!

Esse jovem e outros tantos anônimos estão fazendo uma revolução nos negócios.

Cito 4 profissionais que admiro muito.

O Adriano conhece planejamento, matemática financeira, atendimento, programas de relacionamento, programas de incentivo, excel prá caramba, faz criação, estuda economia nas horas vagas, apresenta projetos, gerencia equipes, passa madrugadas rodando queries em access, etc. O que no EUA,Europa é feito por 5 a 10 profissionais ele faz sozinho.

A Luciana gerencia toda uma área de marketing para a América Latina. Conhece database, CRM, segmentação, gerencia pessoas, fala com os pares lá de fora, faz relatórios gerenciais.

O Mauricio toca toda a plataforma web de um programa de relacionamento múltiplo. Desenvolve, cria lay-outs, coordena free-lancers, faz apresentações para clientes, desenvolve rotinas para acesso de dados, etc.

A Thais toca toda uma área de marketing na área de hotelaria. Conhece publicidade, eventos, marketing direto. Faz planejamento de comunicação, dispara ações de email marketing. Coordena dezenas de jobs ao mesmo tempo.

São perfis que estão empurrando as operações no Brasil. São talentos de marketing.

Parabéns pelo dia do marketeiro !

Anúncios

2 Respostas

  1. Entrei agora, vi pela primeira vez, adorei o post, o blog. Virei frequente, a partir de amanhã, quer dizer…

    Sou Mestrando em Marketing Estratégico e vocês fazem isso muito bem, posso escrever algum dia?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: